10 MOTIVOS PARA LIBERTAR SEU CRESPO DO ALISAMENTO

Sabemos da dificuldade que é voltar a usar nosso cabelo natural. Não porque ele é feio ou duro, como tentam nos convencer, mas sim porque existem muitas pressões, tanto externas como internas, para que a gente esteja adequada a determinada estética: branca e eurocêntica. 

São muitos anos ouvindo que os cabelos crespos são difíceis de pentear, caros para serem mantidos, que são desarrumados, que precisamos de tempo para mantê-los bonitos. 

Muitas imagens depreciativas ligadas ao cabelo crespo nos perseguem e se livrar delas é um desafio que não é individual mas coletivo porque se apóia no combate aos estereótipos que foram construídos sobre o povo negro e, consequentemente, se apóia na luta contra racismo.

Além disso, muitas de nós nem sabe como é seu cabelo natural. São tantos anos mudando a estrutura do nosso fio que dá até um frio na barriga de pensar que pode não se parecer com aquele cabelo lindo cheio de cachinhos que vimos na TV. Ou seja, um modelo ideal está sendo construído na nossa cabeça novamente e, ao invés de ajudar, ele também nos atrapalha. Afinal, nenhum cabelo é igual ao outro. E eleger um tipo de cabelo com o mais bonito nos coloca novamente em uma busca incessante ao que é "mais aceito socialmente". Resultado: mais prisão, mais sofrimento, auto estima detonada novamente.

Assumir seu crespo natural é algo que envolve coisas que muitas vezes nem temos em mente. que são para além de nossa força de vontade e escolha.

 Por isso é tão difícil.

O que alegra é saber que tem muita gente passando pela experiência da transição e descobrindo um novo amor: um cabelo crespo, lindo e forte, cheio de possibilidades!
Cada mulher que resolveu assumir seu crespo teve uma experiência única e tem muito a compartilhar. Mas, só vivendo para saber. 


Se você ainda tem dúvidas sobre tomar esta decisão, eu tenho uma listinha de motivos que me fazem afirmar todos os dias: assumir meu cabelo foi uma das decisões mais importantes que já tomei!

1. DIMINUIU A QUEDA

O uso de produtos químicos para mudar a estrutura dele (alisamentos, permanentes e afins) enfraquecem o cabelo. Por isso ele cai mais e também tem mais quebra dos fios. Às vezes, o uso de um acessório de cabelo era suficiente para quebrar centenas de fios. Em algumas partes da minha cabeça, meu cabelo já havia caído tanto que nem crescia mais.
Sabe a cena de lavar a cabeça e ver aquele tanto de fios no ralo? Não sei mais o que é isso. Mesmo ao desembaraçar o cabelo não vejo tantos fios no pente e nem aquele mundo de cabelos pela casa! Alegria demais!

2. CRESCEU MUITO!

Ao contrário do que pode parecer, cabelo crespo cresce, cresce muito! Lembra que eu disse que não tinha mais cabelo em algumas partes da cabeça? Eles voltaram! Sim!!! Cada vez que vejo nascer cabelo onde não tinha mais, eu comemoro!

Uma semana de diferença!

3. PINTAR, PINTAR E PINTAR

Sem o uso de alisantes, tenho mais liberdade para mudar de cor. Todo mundo que usa algum produto químico para mudar a estrutura do fio sabe que tem limitações para usar outras químicas. Mesmo quem usa os produtos do Beleza Natural (não se enganem, a promessa de cachinhos também muda a estrutura do fio) não pode colorir o cabelo. 
Desde que parei de alisar já fui platinada, azul, rosa (preferido!), ruiva. E tenho planos, muitos planos!

 Cores

Muitas cores

Mais cores

4. MAIS LIBERDADE DE PENTEADOS

O cabelo crespo, ao contrário do que dizem, te dá mil possibilidades de penteado.

Temos mais liberdade também para uso de acessórios. Eles não escorregam ou caem do cabelo. 

Para quem usa ele alisado, sabe que muitas vezes o uso de acessórios quebra os fios que já estão danificados.

Quer mais opções de penteados? Olha este vídeo! 


5. ECONOMIA DE DINHEIRO

Você já fez as contas de quanto gasta por ano em alisantes? E nos cremes de manutenção? E nos cremes de tratamento para os danos do alisante?

Meu bolso agradeceu tanto quando parei de alisar. Economizei ao menos 15% do meu orçamento por mês! 

Que tal colocar como meta uma viagem? Junte tudo que iria usar em seu cabelo quimicamente tratado em uma poupança e faça uma viagem para comemorar seu visual novo!

Você na praia arrasando de visual novo!

6. ECONOMIA DE TEMPO

Nem me lembro quantas horas eu passava no salão de beleza para fazer todo o processo. Na verdade, faço questão de esquecer! Imagina isso uma vez por mês durante anos da sua vida...
Poderia estar na praia, mas estava com aquele produto químico no meu cabelo. E depois ainda tem o processo de pentear: bastante creme, amassa para um lado, amassa para o outro e amassa mais um pouco...

Acordar mais cedo para pentear o cabelo, quem nunca?

Com meu cabelo natural eu economizei tempo! Isso porque não fico perseguindo um modelo para meu cabelo. Simplesmente, como a maioria das crespas, eu não preciso molhar o cabelo todo dia e desembaraço apenas no banho. Muitas de nós nem penteia todo dia. A verdade é que o cabelo crespo não precisa de pente. As mãos são excelentes aliadas!

7. SAÚDE PSICOLÓGICA

Vocês já devem ter passado pelas seguintes situações:
  • Desespero quando viu a raiz crespa crescer e não tinha dinheiro ou tempo para retocar.
  • Pânico após um corte químico. Apenas 5 minutos a mais e queda na hora. E agora?
  • Malhei e suei muito ( algo humano!)... meu cabelo se desmanchou.

Agora, me fala: quem merece viver sob uma pressão dessa?

Não tenho como relatar a sensação que é não ter medo da chuva, ou não entrar em desespero por que a cabeleireira não tem horário, ou ter que comprar um produto mais barato porque o orçamento não cabe aquele alisante que você se dá bem.

Essas situações eu não vivo mais. Vivo coisas do cotidiano com uma intensidade da qual eu era privada. Ou seja, alisar o cabelo pode nem ser tão confortável assim já que nos priva de um monte de coisas. E o pior é saber que já nos acostumamos a viver sem estas coisas. Mas, saiba: você não precisa viver assim!



8. NUNCA MAIS OUVI: VOCÊ NEM É TÃO PRETA ASSIM

Acredite: nunca mais tive que ouvir esta frase tão racista! Esta frase carrega uma carga racista explícita. Ela trata como se fosse uma ofensa identificar uma pessoa como negra. Quando eu usava cabelo alisado, eu ouvia isso frequentemente. Hoje, não escuto mais. 
Eu imagino que isso se deva ao fato de que, socialmente, somos vistas como mais negras quando assumimos nossas características naturais. O que é uma bobagem, porque ninguém deixa de ser negra porque usa cabelo alisado. 

Mas, os padrões estéticos também são políticos, mesmo que a gente não tenha consciência disso. E o cabelo crespo tem uma relação direta com a auto-aceitação.  Assim, o racista (BABACA QUE É), quando vê seu cabelo alisado se sente na liberdade de te dizer "você nem é tão preta assim". É tipo um elogio: "você foi aceita no grupo dos brancos".
Obviamente, enfrento racismo todos os dias, mas em nenhum momento querem me dar carteirinha de branca. 
Até porque, minha resposta seria bem delicada:

Rihana dedicando muito amor aos racistas!


9. AUTO EM ESTIMA EM ALTA

Não resisti ao trocadilho... ;)

Para tomar a decisão de assumir seu crespo você acaba enfrentando mil fantasmas. São pressões de diversos tipos como falei acima. Se você não estiver bem consigo mesma, não consegue seguir em frente. Você acaba colocando em cheque sua relação com você mesma. É um processo de aceitação diário. 
Então, aprendi a me olhar com mais amor. E hoje cada vez que olho no espelho não consigo não me apaixonar por mim mesma!



10. AMOR POR MIM, AMOR PELAS OUTRAS

No meu processo de transição, mudei meu padrão de beleza. Comecei a me ver com outros olhos e a enxergar as mulheres negras com mais carinho e admiração. Cada vez que olho pra uma mulher negra vejo um pedacinho de mim nelas. 

Sou, por que somos! UBUNTU

Mesmo eu sendo militante a alguns anos, assumir meu cabelo crespo me ajudou a resgatar coisas que estavam perdidas sobre minha ancestralidade. Meu olhar se ampliou e agora me sinto muito mais plena e segura quando vejo o sucesso de mulheres negras.


Esta é minha lista de motivos que me levam a acreditar que assumir meu crespo foi libertador.

Ninguém é obrigada a usar cabelo natural para ser mais negra. Mas, para centenas de mulheres usar seu cabelo natural tem sido um ato de libertação e encontro. Eu sou uma dessas. 

Espero que nossa felicidade seja uma inspiração para que cada mulher que sente vontade de estar natural possa tomar coragem e ir em frente.







0 comentários:

Postar um comentário