Gloria Rolando: as mulheres cubanas retratadas no cinema (21/31)

No dia 21 dos 31 dias do #julhodaspretas na Central das Divas vamos falar da diretora de cinema cubana Gloria Victoria Rolando. 

Gloria Rolando nasceu em Havana em 1953. Ela cresceu em meio à revolução, estudou música no Conservatório Provincial "Amadeo Roldan" e depois História da Arte na Universidade de Havana. Ela completou mais de uma dúzia de filmes e documentários sobre história afro-cubana. Alguns de seus trabalhos mais conhecidos incluem Eyes of the Rainbow (1997), um filme sobre Assata Shakur; Uma série de três partes sobre o massacre de 1912 dos membros do Partido Independente de Cor, intitulado Breaking the Silence (2010); E uma história da comunidade das índias Ocidentais no leste de Cuba, My Footsteps in Baraguá (1996).



Mas, é o seu documentário mais recente, Diálogo com a minha avó (2015), que fala diretamente às representações das mulheres negras na Cuba contemporânea. Com base em uma conversa que teve com sua avó, Inocencia Leonarda Armas y Abrea, em 17 de fevereiro de 1993, o documentário é uma mistura mágica da voz de sua avó, encantamentos religiosos afro-cubanos e narração de Rolando sobre momentos centrais no passado cubano. Levou mais de vinte anos para que Rolando transcrevesse as fitas em que ela gravou a conversa inicial e encontrou os fundos para tornar este produto final em conjunto com o Instituto Nacional do Filme Cubano (ICAIC). Em uma entrevista de 2016, ela admite que não tinha planejado usar a gravação. A cineasta e sua avó conversaram o tempo todo e esse dia, em 1993, não era diferente. Somente nos últimos anos, enquanto cuidava de sua mãe doente, Rolando decidiu que queria dar algo de volta às mulheres que haviam dado tanto a ela.

Uma das formas como o filme desafia os estereótipos negativos sobre as mulheres negras em Cuba é através do foco no trabalho e contribuições de sua avó para sua família e a nação como um todo. Enquanto Inocencia conta sua infância em Santa Clara e conta histórias de danças presentes em alguns dos clubes sociais negros mais conhecidos da cidade, a câmera flui para frente e para trás entre fotografias familiares e as mãos de um ator negro envelhecido agarrando um lenço. Repetidamente, a única imagem na tela é Rolando e as mãos de sua avó. Rolando disse: 

"Esta é uma história de muitas mulheres negras que lavaram, passaram a ferro e foram as bases das nossas famílias. É por isso que mostrei suas mãos; Por respeito pelas mãos que trabalharam tanto para construir uma família ".

O diálogo com sua avó também é um "diálogo espiritual" com ancestrais afro-cubanos. Apresentando as canções rituais de Boabab (Havana) e Obba Ilu (Santa Clara) do espiritismo cubano (espiritismo), o documentário começa e termina com uma mesa espiritual (mesa espiritual) onde os praticantes convocam os mortos para falar no presente: "Eu convido você a se juntar a mim em um diálogo com minha avó". O documentário é um contra-discurso para versões mais sanitizadas da história cubana que raramente falam sobre raça. Observando que sua avó foi a primeira a falar sobre os clubes sociais segregados que existiram em Cuba antes da revolução, Rolando destaca as tradições sociais e religiosas que muitas vezes de sua vida. Em particular, ela detalha um protesto racial em 1925 em Santa Clara que ocorreu quando os negros tentaram caminhar de um lado do parque que era proibido e os brancos responderam com violência (jogando cadeiras e atirando) a fim de parar as mudanças que eles temiam. Ao longo do documentário, Rolando recupera peças escondidas da história cubana com especial atenção para a vida das mulheres negras.

Mas, é a cena final do documentário que faz uma metáfora brilhante à ideia de Cuba como o campo de jogos dos Estados Unidos. Em uma voz parada, como imagens de minstrels de blackface em camisas e figuras de turistas de mulheres negras que fumam charutos disparam através da tela, Rolando conclui: 

"Há algo que não posso evitar dizer. Eles queriam distorcer muitas vezes a imagem da minha avó. . . Desde a época colonial, eles inventaram os padrões de uma indústria que não nos representa. Mas, infelizmente, muitas pessoas em Cuba e outros países também reproduzem e vendem essas irresponsáveis ​​versões coloniais. Por que essa imagem falsa e degradante da mulher negra? Por quê? Por quê? Por quê?"

Cada "por que" é pontuado por um ritmo rítmico e uma estatueta diferente que esmaga ao chão. Esta cena final que mostra as peças quebradas de um paraíso cubano que vende blackfaces a turistas e desvaloriza os corpos de mulheres afro-cubanas contrasta-se com a história da mulher que aparece no Diálogo com minha Avó. Rolando termina o documentário como começa: sentada em uma cadeira de balanço em frente à cadeira vazia de sua avó. Ela nos desafia como espectadores a decidir qual Cuba queremos ver. Enquanto você planeja sua viagem para a ilha, você só verá os carros e as meninas se exibindo, ou você se lembrará das mãos muitas vezes negligenciadas de muitas mulheres e homens de ascendência africana que construíram e continuaram a construir Cuba?



VIVA GLORIA ROLANDO!
VIVA AS MULHERES NEGRAS!




No mês de julho vamos celebrar, conhecer, homenagear 31 mulheres no mês de julho! Sabemos que ainda é pouco, mas será um prazer rever a vida de algumas das nossas inspirações! Billie Holliday, Carolina Maria de Jesus, Elza Soares, Ella Fitzgerald, Chimamanda Ngozi Adichie, Sueli Carneiro, TaiyeSelasi, Luiza Bairros... São tantas pretas maravilhosas que iremos homenagear! Não perca!!


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